1. Heráclito de Éfeso

sheiva

Nasceu por volta de 540 a.C na cidade de em Éfeso, cidade da Jônia (atual Turquia) é considerado um dos mais importantes filósofos pré socrático.  Denominado o “pai da dialética”- (consiste um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias), apresentava desprendimento em relação ao poder e  desprezo pelos bens materias, a plebe, as práticas religiosas populares. Desdenhar de poetas, os filósofos da época.

  • Princípio “Tudo flui como um rio”, tudo se move – Panta rei

Princípio defendido por Héraclito é que tudo vive em constante movimento, e que nada  permanece estático, tudo se transforma – “ É impossivel entrar no rio duas vezes. As águas já são outras e nós já não somos os mesmos”

Considerado pressuposto de uma doutrina –  O devir, no qual as mudança que acontece em é sempre uma alternância nos contrários. Coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem – Guerra entre os opostos.

  • O filósofo do fogo

Para Héraclito, o fogo era o elemento primordial do mundo, no qual tudo surgia e terminava em fogo, defendendo na passagem em que diz “acendendo-se em medidas e apagando-se em medidas.”

Explicando- se que o fogo quando condensado, se umidifica e, com mais consistência, torna-se água; e esta, solidificando-se, transforma-se em terra; e, a partir daí, nascem todas as coisas do mundo. Este é o caminho que Heráclito define como sendo “para baixo“.
Derretendo-se a terra, obtém-se água. Água transforma-se em vapor, tal como vemos na evaporação do mar. E, rarefazendo-se, o vapor transforma-se novamente em fogo. E este é o caminho “para cima“.

Deixe um comentário